Grupo Pioneiro 88

Mística
Página Inicial
Notícias
CNE
Album 88
Mística
Equipas
Forúm
Links
Contactos

Mística da III Secção - Grupo Pioneiro

Procura: O pioneiro procura descobrir uma nova forma de vida, uma nova maneira de olhar o mundo. Procura crescer, ser também diferente. Ser agente e fazer parte da construção do Mundo novo e de uma sociedade nova.

 À procura associa-se à Rosa-dos-Ventos, pois significa a procura de novos rumos e o caminho certo numa partilha de vida, actos acções e felicidade.

Descoberta: O Pioneiro, ao superar dúvidas, incertezas e perigos, descobre novas situações e verdades. Sendo assim confrontado, vai crescendo e descobrindo si próprio e toma consciência de tudo o que o rodeia.
A descoberta pode acontecer por acaso. Na maioria das vezes ela é o resultado de um grande sofrimento, esforço, ou duma mistura de irreverência e aventura orientada pela força de vontade de aprender e de vencer.

Aqui ele descobre que é um ser “inteligente que tem vontade própria”. Também descobre que para ser livre tem que ser responsável e respeitar o outro. Em suma, aprende a ser um ser humano.

 A descoberta associa-se à Gota de água. Ela teve um grande papel na descoberta do mundo e significa a pureza e a sensibilidade.

Acção: O pioneiro participa activamente na construção do Mundo novo. No escutismo os Pioneiros são agentes da transformação do seu eu. Tanto a nível físico como psicológico como pessoas arrojadas, apaixonadas dedicadas e ávidas de perfeição.

A acção associa-se à machada, pois esta simboliza o partir e o reconstruir do mundo novo, a estruturação da sua personalidade. A ambição, a vontade e o gosto de construir, transformar e deixar a obra feita.